blog

5 dicas para abrir um consultório médico

Você já parou para pensar que a área da saúde também pode ter lugar para quem tem veia empreendedora e vontade de gerir um negócio? Muitos estudantes tem o sonho de ter o seu próprio consultório, e sempre é tempo de realizar esse sonho, mesmo para quem já é formado há mais tempo.

Pensando em ajudar você a garantir sucesso nessa realização, hoje trouxemos cinco dicas para abrir um consultório médico. Quer saber? Confira!

1 – Faça um bom planejamento

Independentemente da área em que atua, qualquer negócio precisa de um bom planejamento. Isso faz toda a diferença principalmente nas questões financeiras e de logística. Você deve pensar em tudo conforme o investimento que você está disposto a fazer, que influenciarão diretamente na escolha de itens como:

  • a localização do consultório;
  • toda a questão de arquitetura e decoração;
  • equipamentos médicos que vão ser adquiridos;
  • equipe que será contratada.

2 – Se junte com outros profissionais

Uma maneira de tornar a realização do consultório próprio mais possível é se juntar com outros profissionais, abrindo um local que atenda diferentes especialidades. Dessa forma os gastos são consideravelmente diminuídos e também será possível atrair mais pessoas, já que mais de uma necessidade será atendida. Portanto, a parceria entre dois ou mais profissionais pode ser uma forma de facilitar e alavancar o negócio!

3 – Dê atenção para a parte burocrática

Pode parecer óbvio, mas é muito importante lembrar de toda a parte burocrática que abrir um consultório médico envolve. A dica é que você contrate profissionais especializados na parte administrativa ou contábil, garantindo que todos os registros, alvarás e documentos estejam dentro dos conformes para evitar futuros problemas.  

4 – Invista em comunicação

O primeiro passo na abertura de um empreendimento é o investimento em comunicação, pois só assim o público alvo vai ficar sabendo da novidade. Existem diversas formas de divulgar o seu consultório, desde os meios mais tradicionais até os mais modernos, mas tudo depende de quem são as pessoas que você quer atingir.

É por isso que contratar profissionais da área é sempre mais certeiro: eles têm todas as técnicas e estratégias para que a comunicação seja feita da melhor forma. Investindo em uma boa divulgação você já começa o seu negócio com um passo dado.

5 – Contrate uma boa equipe

Além dos próprios médicos, um consultório depende de outros profissionais, como:

  • arquiteto para desenvolver o projeto do local;
  • contador para cuidar da parte burocrática;
  • administrador para fazer a gestão do negócio;
  • funcionário para a limpeza do consultório;
  • alguém responsável pela secretaria do local e para receber os pacientes;
  • alguém responsável pelo atendimento ao cliente, como uma secretária virtual.

Para não errar na escolha, é importante ser bem criterioso na entrevista dos profissionais, além de preferir indicações vindas de pessoas confiáveis ou profissionais encontrados em empresas com reputação no mercado, como a Secretária Virtual.

Viu só como não é impossível realizar esse sonho? Seguindo essas dicas você estará pronto para dar mais um passo rumo à abertura do seu próprio consultório. Deixe um comentário contando se as dicas foram úteis para você e até mais!