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5 motivos que fazem sua clínica médica perder pacientes

Uma clínica médica deve ser encarada como qualquer outro negócio. Isso significa que é preciso ficar atento ao atendimento e ao nível de satisfação dos pacientes, bem como buscar maneiras de se diferenciar para seguir em constante crescimento.

Será que a sua clínica médica está apostando no caminho certo? Conheça alguns dos motivos que podem estar fazendo com que vocês percam pacientes!

1. Contar apenas com indicações

Normalmente, a indicação de pacientes atuais é a principal fonte de captação de novos pacientes em uma clínica médica.

Ao mesmo tempo em que isso é muito positivo, contar apenas com as indicações faz com que a clínica perca visibilidade e, a longo prazo, o fluxo de novos pacientes.

Por isso, é fundamental investir em divulgação para impactar constantemente novas pessoas.

O marketing digital é uma excelente estratégia nesse sentido. Com as suas ferramentas, é possível apostar em conteúdo informativo e, assim, posicionar a clínica como referência e atrair pacientes constantemente.

2. Não focar em atendimento qualificado

O atendimento telefônico costuma ser um dos principais problemas nas clínicas médicas quando o assunto é o agendamento de consultas e o relacionamento com pacientes.

Muitas vezes, a rotina corrida e a falta de profissionais preparados e que consigam se dedicar apenas a essa atividade, faz com que o contato pelo telefone seja pouco profissional e nada agradável para os pacientes.

Saiba que esse cuidado faz toda a diferença para transmitir mais seriedade e, principalmente, se aproximar dos pacientes e fazer com que eles se sintam seguros.

Quando a equipe é muito reduzida e multitarefa, saiba que é possível contar com a ajuda de uma secretária virtual. Com isso, é possível tornar o atendimento telefônico mais eficaz e, inclusive, aumentar o número de agendamentos e os níveis de fidelização de pacientes.

Lembre-se: se o primeiro contato com a clínica for ruim, o paciente não irá retornar.

3. Ambientes sujos e descuidados

Uma clínica médica precisa ser sinônimo de limpeza. E, quando o atributo é higiene, manter o chão e os móveis sem poeira não são os únicos pontos que contam.

A iluminação, a decoração e, até mesmo, a distribuição das salas e equipamentos da sua clínica médica fazem toda a diferença para transmitir uma imagem séria e profissional.

Esses são pequenos detalhes que fazem toda a diferença para que o paciente sinta que fez a escolha certa e retorne.

4. Esquecer que você faz parte da imagem da clínica médica

A área médica é muito relacionada à imagem dos profissionais que atuam nela. Por isso, a maneira como você se apresenta, atende aos pacientes e, principalmente, a sua pontualidade também contam muitos pontos para manter os pacientes.

Procure não se atrasar para as consultas e, quando acontecer, peça desculpas. Também saiba separar o seu perfil pessoal do profissional nas redes sociais e seja extremamente ético e respeitoso ao atender os pacientes.

Nesse sentido, saber ouvir o que o paciente tem a dizer também faz toda a diferença. Não tenha pressa de dar o diagnóstico e se mostre disponível e compreensivo com os sintomas apresentados.

5. Achar que os pacientes precisam saber o mesmo que você

É verdade que algumas perguntas costumam ser bastante comuns em uma clínica médica, assim como alguns medos.

Mesmo ouvindo o mesmo questionamento todos os dias, tenha em mente que os seus pacientes não possuem os mesmos conhecimentos que você. Por isso, não existem comentários ou perguntas sem sentido.

Toda vez que um paciente apresentar uma posição do tipo, não deboche ou diga que ele está falando besteiras. Se mostre compreensivo e esclareça as dúvidas de maneira didática e respeitosa.

Esse pode parecer um detalhe sem importância, mas ninguém gosta de se sentir julgado, especialmente quando o assunto é sério como a saúde.

Que tal dedicar um momento para olhar para a sua clínica médica e entender se algum desses erros não tem comprometido a captação de pacientes?

Se você gostou destas dicas, compartilhe-as em suas redes sociais ou nos deixe um comentário com sua opinião! Até a próxima!