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Por que as clínicas médicas perdem pacientes?

Poderia ficar aqui e listar algumas dezenas de fatores que determinam o por que pacientes deixam de frequentar sua clínica, mas vou citar somente os principais, e que tem prejudicado bastante o faturamento de diversas clínicas:

  1. O paciente ficou desempregado, consequentemente o convenio médico que possuía não o tem mais.
  2. A enfermidade que o fez chegar até a clínica passou, e claro, não precisa mais visitar o médico
  3. O paciente mudou-se, tornando a clínica longe do seu atual endereço.
  4. Não ficou satisfeito com o diagnóstico obtido pelo profissional da clínica.
  5. Falta de disponibilidade na agenda do profissional, fazendo com que a consulta fique muito distante ou não dentro do período que o paciente precisa.
  6. O paciente esqueceu a data e horário do agendamento e acabou faltando.
  7. O atendimento telefônico para marcação da consulta foi precário ou muito demorado.

Para todos os motivos citados, existe um forma de contornar, atrair ou fidelizar os pacientes, vejamos:

  • Para o primeiro motivo citado, a clínica pode ofertar ao paciente um desconto na consulta particular, fazendo com que o paciente entenda que ele pode permanecer com o tratamento com um custo acessível.
  • Para o segundo motivo, é possível fazer uma campanha até por telefone mesmo, convidando o paciente, mesmo que curado a fazer “checkups” regularmente, claro que depende da especialidade.
  • Para o terceiro motivo, é possível fazer um contato e motiva-lo e incentiva-lo a manter o tratamento mesmo que ele esteja morando em outro bairro, claro que se o paciente mudou de cidade, não temos o que fazer.
  • Sobre o quarto motivo… bom, vamos passar para o próximo motivo….
  • Sobre o quinto motivo, bom esse é mais delicado, o profissional poder fazer uma triagem de seus atendimentos ou até mesmo melhorar o tempo de consulta abrindo mais brechas, assim ele aumenta o volume de atendimento e a satisfação dos pacientes por ter conseguido encaixe para uma data mais convidativa.
  • Para este sexto motivo, a solução é bem simples e muito eficaz, basta fazer um contato telefônico no dia anterior a consulta e lembra-lo, existe também ferramentas no mercado que enviam SMS com o lembrete.
  • Sobre este último motivo, temos quase que um conceito formado. Se sua atual secretária está cheia de atividades, ou se não possui uma secretária, ou se sua equipe de atendimento está sem gerencia ou até mesmo sobrecarregada, simples, contrate o serviço de secretárias virtuais, elas podem fazer praticamente tudo o que uma secretária presencial faz, tornando essa modalidade de prestação de serviço um “alavancador” de pacientes, uma vez que, com uma equipe de secretárias virtuais pode fazer toda a parte de atendimento telefônico e agendamento de consultas e deixar a vida das secretárias presenciais mais eficiente, dando um melhor atendimento aos pacientes que entram na clínica, assim o paciente além de ser bem atendido ao telefone, será melhor atendido quando estiver na clínica. E o melhor, o custo para contratar uma equipe de secretárias virtuais é extremamente atraente!