Neste artigo, vamos apresentar sugestões de melhorias para cada etapa da jornada do paciente e como proporcionar uma experiência positiva em cada uma delas.
Atendimento telefônico
O primeiro contato que o paciente tem com a sua clínica, na maioria das vezes, é via atendimento telefônico. E como a primeira impressão é muito impactante, contudo, é importantíssimo garantir a qualidade e o acolhimento.
Dica I da Secretária Virtual: crie um roteiro padrão de atendimento para minimizar os erros, dessa maneira, fica mais difícil esquecer de informações essenciais.
Montamos um roteiro para você preencher junto com a sua recepcionista, clique no botão abaixo para adquiri-lo. Clique aqui para baixá-lo.
Dica II da Secretária Virtual: um dia antes da consulta, envie uma mensagem confirmando o horário. Dessa maneira, você evitará faltas e overbookings.
2. Dicas para melhorar a experiência do paciente em sua jornada
A Secretária Virtual possui o sistema de informações automáticas de agenda, ligações para confirmação, disparos de SMS e lembretes de consultas.
Os pequenos detalhes fazem a diferença. Com a Secretária Virtual, proporcionamos flexibilidade de horários, atendimento telefônico de segunda a sexta das 7h às 22h e aos sábados, das 7h às 15h, de modo ininterrupto e simultâneo, portanto, seus pacientes terão a oportunidade de ligar em horários mais tranquilos para eles, como: horário do almoço, a noite e aos sábados.
Supere as expectativas do espaço físico
A princípio, o apelo sensorial tem imenso poder de marketing e pode ser seu aliado nesta jornada, podendo trabalhar com todos os sentidos:
Olfato – com aroma agradável, podendo por exemplo personalizar o aroma, criando identidade própria.
Audição – som ambiente, por exemplo: músicas clássicas.
Visão – ambiente limpo e decoração personalizada, deixando assim o espaço aconchegante e funcional.
Paladar – ofereça café, chá e snakcs. Lembre-se de fornecer opções veganas e sem glúten, para que todos os seus pacientes se sintam bem acolhidos.
Caso queira aprofundar nesse assunto, o artigo do link abaixo mostra cases de sucesso de marcas conceituadas no mercado: https://listenx.com.br/blog/cases-de-branding-sensorial/
O tempo de espera impacta na percepção do paciente
Reduzir o tempo de espera é uma maneira de demonstrar empatia e seriedade aos seus clientes. Portanto, para evitar esse transtorno, marque na agenda um tempo “de segurança” entre um paciente e outro.
Dica: Se possível, separe horários para consultas mais longas e aquelas que são mais rápidas, dessa forma, é mais fácil não cometer atrasos.
3. A jornada do paciente não termina após a consulta
Por fim, se o seu paciente se sentiu bem em todas as etapas anteriores, as chances de indicação e fidelização são maiores.
Além disso, o acolhimento pós-consulta é a cereja do bolo.
Listamos abaixo o que você pode fazer:
Este artigo surgiu bons insights? Caso precise de ajuda, contem conosco!