Como melhorar a jornada do paciente em sua clínica?

A jornada do paciente é a experiência vivida, do início ao fim: desde o primeiro contato que pode ser via telefone ou site, até o pós-atendimento.

Neste artigo, vamos apresentar sugestões de melhorias para cada etapa da jornada do paciente e como proporcionar uma experiência positiva em cada uma delas.  

  1. O primeiro contato do paciente:

Atendimento telefônico

O primeiro contato que o paciente tem com a sua clínica, na maioria das vezes, é via atendimento telefônico. E como a primeira impressão é muito impactante, contudo, é importantíssimo garantir a qualidade e o acolhimento. 

Dica I da Secretária Virtual: crie um roteiro padrão de atendimento para minimizar os erros, dessa maneira, fica mais difícil esquecer de informações essenciais. 

Montamos um roteiro para você preencher junto com a sua recepcionista, clique no botão abaixo para adquiri-lo. Clique aqui para baixá-lo.  

Dica II da Secretária Virtual: um dia antes da consulta, envie uma mensagem confirmando o horário. Dessa maneira, você evitará faltas e overbookings. 

 

2. Dicas para melhorar a experiência do paciente em sua jornada

A Secretária Virtual possui o sistema de informações automáticas de agenda, ligações para confirmação, disparos de SMS e lembretes de consultas.  

Os pequenos detalhes fazem a diferença. Com a Secretária Virtual, proporcionamos flexibilidade de horários, atendimento telefônico de segunda a sexta das 7h às 22h e aos sábados, das 7h às 15h, de modo ininterrupto e simultâneo, portanto, seus pacientes terão a oportunidade de ligar em horários mais tranquilos para eles, como: horário do almoço, a noite e aos sábados. 

Supere as expectativas do espaço físico

A princípio, o apelo sensorial tem imenso poder de marketing e pode ser seu aliado nesta jornada, podendo trabalhar com todos os sentidos:  

Olfato – com aroma agradável, podendo por exemplo personalizar o aroma, criando identidade própria.

Audição – som ambiente, por exemplo: músicas clássicas. 

Visão – ambiente limpo e decoração personalizada, deixando assim o espaço aconchegante e funcional. 

Paladar – ofereça café, chá e snakcs. Lembre-se de fornecer opções veganas e sem glúten, para que todos os seus pacientes se sintam bem acolhidos.  

Caso queira aprofundar nesse assunto, o artigo do link abaixo mostra cases de sucesso de marcas conceituadas no mercado: https://listenx.com.br/blog/cases-de-branding-sensorial/ 

O tempo de espera impacta na percepção do paciente

Reduzir o tempo de espera é uma maneira de demonstrar empatia e seriedade aos seus clientes. Portanto, para evitar esse transtorno, marque na agenda um tempo “de segurança” entre um paciente e outro.  

Dica: Se possível, separe horários para consultas mais longas e aquelas que são mais rápidas, dessa forma, é mais fácil não cometer atrasos.   

3. A jornada do paciente não termina após a consulta

Por fim, se o seu paciente se sentiu bem em todas as etapas anteriores, as chances de indicação e fidelização são maiores.

Além disso, o acolhimento pós-consulta é a cereja do bolo.

Listamos abaixo o que você pode fazer: 

  1. Flexibilize a forma de pagamento, bem como: pix, transferência bancária e boleto.
  2. Treine a sua equipe para recepcioná-los com atenção e empatia. 
  3. Sempre envie SMS de datas importantes e e-mails de conteúdos interessantes. Nós, da Secretária Virtual podemos fazer isso por você. 
  4. Cadastre seus pacientes para colher informações valiosas do seu público, assim ajudará a construir uma boa estratégia de marketing e até mesmo melhorar o espaço físico. 
  5. Faça pesquisas de satisfação. 
  6. Agradeça e se possível, deixe na recepção uma caixinha para seus pacientes deixarem a sua avaliação, bem como a pesquisa de satisfação.
  7. Além disso tudo, as avaliações dos pacientes é um ótimo caminho para saber se você está proporcionando bem-estar aos clientes. 
  8. Por fim, faça ligações para saber se o paciente está melhor e marcar retorno ou nova consulta. (A Secretária Virtual pode fazer isso para você) 

Este artigo surgiu bons insights? Caso precise de ajuda, contem conosco!